Fix it Center: a Microsoft conserta seu Windows

Foi lançado hoje, em estágio beta, a mais nova ferramenta de correções automáticas para Windows da Microsoft. Batizada de Fix it Center, é uma central recheada com mais de 300 soluções automáticas para os problemas mais comuns que envolvam Windows, incluindo a já veterana versão XP.

O novo serviço é, na realidade, uma empreitada em duas frentes, um mix de serviços via Internet e um programa local, a ser instalado no Windows. Lembra em muito as ferramentas de diagnóstico nativas do Windows 7, sendo que, nessa versão do Windows, o Fix it Center estende a reparação de problemas e age de maneira proativa, prevendo e impedindo que problemas ocorram. Para XP e Vista, além de algumas versões para servidores, implementa esses benefícios até então só disponíveis na última versão do sistema.

Visão geral do Fix it Center.

Mesmo quando o Fix it Center não encontra a solução, ele ainda pode ser útil, pois dá ao usuário opções de contato com o suporte da Microsoft, que por sua vez poderá analisar o problema em detalhes, e se for o caso, implementar a solução no rol das disponíveis no programa.

Fix it Center Online.

Além do usuário doméstico, a Microsoft pretende oferecer a solução para pequenas empresas, permitindo que múltiplos PCs sejam monitorados a partir de uma única conta. Sysadmins devem estar ansiosos neste ponto :-) .

A marca “Fix it” data do final de 2008, mas essa é a primeira vez que ela aparece de maneira tão integrada. Anteriormente, vários “fixes” estavam espalhados na documentação de suporte da Microsoft (exemplo). Agora, com tudo centralizado, status de ferramenta oficial e a promessa de ser atualizado com frequência, tem tudo para fazer bastante sucesso.

Infelizmente, o Fix it Center ainda não está disponível em português. E aos que forem testar, vale avisar que é preciso vincular uma Windows Live ID à instalação do aplicativo.

Fonte: WinAjuda