Modo XP do Windows 7 ganha upgrade e favorece mais usuários

Máquinas sem suporte à virtualização por hardware já podem rodar aplicativos do XP no novo sistema operacional da Microsoft.

O Windows 7 trouxe tantas mudanças técnicas que algumas aplicações que rodavam perfeitamente no Windows XP não chegam nem a iniciar no Windows 7.

Mas para não ser criticada logo de cara, a Microsoft se precaveu e inseriu no novo sistema operacional um recurso capaz de executar qualquer aplicativo criado para o ambiente do Windows XP.

win7-to-xp-150.jpg

Esse recurso, chamado de Modo XP, instala uma máquina virtual no Windows 7, emulando assim o Windows XP e, em conseqüência, executando todos os softwares antigos. Mas tal recursos exige que o processador do PC tenha suporte à virtualização por hardware e, novamente, o problema continuava para quem não possuía máquinas com chips mais atuais.

Não se sabe se muitos usuários ou empresas reclamaram disso, mas o fato é que a Microsoft atualizou o módulo do Modo XP e ele agora não exige mais tal compatibilidade por hardware.

Fácil instalação
Para executar o Modo XP sem a virtualização por hardware, basta acessar a página da Microsoft e escolher sua edição de Windows 7 e idioma (Portuguese Brazil).

Em seguida, faça o download dos três softwares que aparecem logo depois de selecionar as opções, como mostra a imagem abaixo. Note que as máquinas que possuem virtualização por hardware não necessitam baixar a terceira opção: “Windows XP Mode Update”.

modoxpsemvirt.jpg

Aviso no link de download que o update serve máquinas sem suporte a virtualização por hardware

Virtualização por hardware e por software
É esperado que o Modo XP executado em uma máquina com suporte à virtualização por hardware seja mais rápido do que uma máquina sem este recurso. Até mesmo a Microsoft informa sobre isso em sua página de perguntas mais frequentes.

No entanto, com processadores mais atuais e com memória de, no mínimo, 2 GB de RAM, será possível executar o Modo XP sem perda significativa de desempenho.

Atenção: a versão anterior do Modo XP continua funcionando nas máquinas que possuem suporte à virtualização por hardware e não necessita de nenhuma atualização.

Fonte: PCWorld