Responsabilidade por serviços web e firewall do Windows

>>> Responsabilidade de provedores de e-mail

Existe alguma legislação que responsabilize os servidores de e-mail e outros serviços em caso de perda, danos ou roubo de informação? Ou tudo dependerá apenas de políticas internas?

Como sua dúvida é sobre Direito e não tecnologia em si, a coluna consultou o advogado especializado em informática Omar Kaminski. Ele respondeu o seguinte:

“Sim, existe legislação: é o Código de Defesa do Consumidor, que possui quase 20 anos e ainda é considerado uma legislação avançada e plenamente aplicável, inclusive à internet. Há que se observar, também, o que diz o termo de uso do site, que geralmente é um contrato de adesão. Embora os contratos muitas vezes retirem toda a responsabilidade do serviço, há casos em que isso não terá valor.

O fato de o serviço ser gratuito não exime o prestador de serviços de ser responsabilizado. Em termos de dano causado ou prejuízos, irá depender de prova. Também é importante observar que é desejável que o site tenha sede ou representação no Brasil, senão teremos uma situação de resolução mais difícil e demorada.

Nos problemas envolvendo relações de consumo, há casos em que é possível reclamar para a ouvidoria do site, ou ainda, perante o Procon de seu estado. Em resumo, a lei pode sim ser aplicada. “

Antes de tomar qualquer atitude é importante consultar um advogado com as informações do caso específico ocorrido com você, porque a atitude correta a ser tomada nessas situações pode variar muito.

>>> Senha na rede

Compartilhei uma rede local na minha casa entre um XP e um Vista. Consigo ‘pingar’ de um computador no outro, mas quando escrevo na barra de endereçamento do Explorer ‘\nome do outro computador’ é pedida uma senha. Não configurei isso! Como posso alterar/desabilitar esta senha que está sendo pedida?

Foto: Reprodução

Há uma opção para desativar a obrigatoriedade da senha no Vista, mas ela nem sempre funciona como esperado. (Foto: Reprodução)

O Windows Vista é bem chato nesse sentido. A solução mais fácil é criar usuários idênticos nos dois sistemas. Se o usuário no Windows XP é “João” com a senha “123” (como exemplo, porque essa senha não é recomendada), você deve criar no Windows Vista um usuário com o mesmo nome e senha. Você não precisa usar essa conta – apenas crie-a no sistema.

Quando o Windows XP tentar autenticar no Vista, ele irá enviar o usuário e a senha da conta logada. Como o Vista terá o mesmo usuário cadastrado no sistema, você conseguirá acessar como se nenhuma senha fosse solicitada. É importante que os usuários tenham uma senha cadastrada, porque o Vista não aceita usuários sem senha para o login de rede, por questão de segurança.

No caso do Windows XP Professional e Vista Business, é possível também digitar a senha (que é de algum dos usuários do sistema que você está acessando) e marcar a caixa para armazenar a senha localmente. No entanto, essa opção não deve estar disponível no Windows XP Home e no Windows Vista Home.

Quando você criar usuários no sistema, eles aparecerão na tela de boas vindas, e o Windows não mais fará o logon automático na sua conta. É possível reativar o logon automático indo emIniciar > Executar e colocando o comando control userpasswords2. Ao clicar em OK, você verá uma tela com as configurações avançadas de usuário. Desmarcando a opção “Os usuários devem digitar…”, um usuário e senha padrão serão solicitados quando você clicar em OK.

>>> Firewall

O firewall do Windows é confiável ou é aconselhável usar outro?

Foto: Reprodução

Programas maliciosos podem se adicionar automaticamente como exceções no firewall se a conta de usuário não for limitada. (Foto: Reprodução)

Não é bem uma questão de confiança, Marcelo, mas sim o que você espera da proteção. O firewall do Windows é bom para proteger o computador de ataques externos, porque ele impede todos os programas de processarem conexões remotas.

Mas ele não funciona para filtrar conteúdo que sai do seu computador. Por exemplo, um firewall “completo” pode detectar quando um vírus está tentando enviar informações roubadas para seu criador. Se você souber usar o programa, poderá perceber isso e bloquear o envio. Para isso, o firewall do Windows não serve.

E se você não usar o Windows com uma conta limitada, o firewall do Windows também não pode protegê-lo de programas que abrem “portas dos fundos” no seu PC, porque qualquer vírus pode facilmente autorizar a si mesmo no firewall. No entanto, com a configuração de conta limitada, o programa não conseguirá permissão para isso.

Se, considerando isso, o firewall do Windows atender suas necessidades, provavelmente você não precisa de outro programa. Caso contrário, será preciso buscar uma solução mais adequada ao seu uso ou conhecimento.

>>> Scripts

Gostaria de saber se é seguro usar aqueles addons do Firefox e scripts que têm virado moda no orkut, como Greasemonkey, TeX no orkut, e principalmente sobre o Orkut Manager, que eu tenho utilizado no orkut. Esses scripts são encontrados no site ´UserScripts´.
Ampliar FotoFoto: Reprodução

Sites com repositório de scripts são mais seguros devido ao aspecto ‘comunidade’. (Foto: Reprodução)

Esses scripts podem, sim, ser inseguros e/ou realizar tarefas indesejadas. Mas de modo geral não é esse o caso. É preciso confiar nas observações da comunidade: o código do script é aberto, portanto não é difícil identificar se existe algum propósito malicioso nele. Usuários podem se queixar de problemas, e é preciso ficar atento.

É pertinente verificar se o autor do script se identifica, com nome completo e informações de contato claras, por exemplo. Como foi dito, não é difícil identificar um script mal-intencionado, por isso não seria bom para a reputação do autor a descoberta de que seu código rouba informações ou realiza outras atividades do gênero.

Vale tomar muito cuidado com as dicas que aparecem na rede, pedindo para você executar qualquer script no navegador web. Por exemplo, “coloque tal código na barra de endereços e pressione Enter”. Normalmente eles farão uma oferta muito boa, do tipo “veja as fotos de álbuns de fotos bloqueados”. No entanto, esse tipo de código é capaz de roubar informações que podem comprometer sua conta no site em questão.

Fonte: G1