Programas Essenciais para Rede

Resolvi coletar uma lista no portal G1, que une na opinião dos leitores os Softwares Essenciais para um bom controle de uma rede de computadores. Muitos deles já utilizados por nós, outros nem tanto assim.

Segue a lista:

WireShark

O Wireshark é tão popular que listá-lo é correr o risco de ser óbvio. Mas ele é tão bom que merece ser citado. Ele faz análise de protocolo de rede ou vasculha (sniffer) a rede vendo os pacotes trafegados. Bem posicionado, um bom sniffer pode dar dados importantes sobre monitoramento e resolução de problemas na rede.

Wireshark

Dude

Saber quais serviços rodam em sua rede é bom, mas descobrir quais deles caíram (assim que isso aconteceu) é essencial. O The Dude é um pacote de gestão de redes que faz isso e mais. O monitoramento inclui desde simples pings, a visão de serviços baseados no TCP ou no número da porta, probes SNMP e a capacidade de acessar máquinas para dados mais específicos.

Dude

Nmap

Disponível faz tempo, o Nmap é parte obrigatória do arsenal de programas do administrador de redes. Mas, ainda que o Nmap faça o tradicional bem, ele é mais do que uma linha de comando baseada em Linux. Ele mostra dados rapidamente via uma interface (GUI) chamada Zenmap para descobrir quais portas estão abertas em um PC.

Nmap

Ziptie

Admita. Você possui vários aparelhos ligados na rede, mas nenhum método fácil e automatizado para armazenar a configuração dos seus roteadores, switches e firewalls. OZipTie é um produto de código aberto que foi criado para fazer a gestão dos equipamentos de rede independente do fornecedor. Ele faz, ainda, backup e recuperação.

Ziptie

NetStumbler

Se você gerencia redes wireless e não usou oNetStumbler, você está perdendo tempo. Ele mostra todas as redes wireless encontradas em formatos diferentes, incluindo a força do sinal ou se a rede é segura. Existe uma razão para a perenidade do NetStumbler: ele funciona e é muito útil. Vale o teste.

NetStumbler

Nessus

O Nessus possui mais de 20 mil análises de vulnerabilidade (plug-ins) e, por isso, é uma aplicação que nenhuma rede pode ficar sem. Se antes ele era uma linha de comando exclusiva para servidores Linux, hoje possui boa interface e roda em Windows. Investigue os plug-ins disponíveis e encontre um que atenda as suas necessidades.

Nessus

Putty

Gerenciar dispositivos de rede via Telnet já foi comum. Mas a falta da criptografia colocava a aplicação em uma situação frágil. Neste momento surge o PuTTY, um cliente SSH gratuito para plataformas Windows. Ele fornece acesso via linha de comando para equipamentos de rede rodando num servidor SSH – tudo isso com criptografia. E ele é compatível com os aparelhos que só respondem ao Telnet.

Putty