Windows 7 RC antecipado contém malware

Windows 7 RC antecipado contém malwareAlgumas cópias do Windows 7 RC disponíveis em sites de compartilhamento contêm um cavalo de troia, dizem usuários.

 

O Windows 7 RC só estará disponível para download público oficial, no site da Microsoft, nesta terça-feira, 5/5. No dia 30/4, o produto também passou a ser distribuído para assinantes do serviço MSDN. No entanto, há cerca de duas semanas é possível baixar cópias dessa versão preliminar em sites P2P.

 

Agora, usuários informam que algumas dessas cópias “antecipadas” contêm programas maliciosos. Um desses usuários é Frank Fontaine, da Grã-Bretanha. Numa discussão no fórum  Neowin.net, ele diz que o arquivo Setup.exe, instalador do sistema, “parece ser um executável de autoextração. Há dois arquivos nele, Setup.exe e codec.exe”.

 

O segundo arquivo, conta Fontaine, foi identificado pelo antivírus Avast!  como sendo um cavalo de troia genérico. O usuário ainda acrescenta: “Não posso garantir que esse vírus está presente em todas versões vazadas, mas parece estar em muitos deles”. 

 

No fórum, outro usuário pergunta: “Não seria um falso positivo?” Fontaine retruca: “Não, posso assegurar que não é um falso positivo. Você não pode abrir o verdadeiro Setup.exe no Winrar”. Há vários outros testemunhos de usuários que confirmam ter encontrado um cavalo de troia em cópia do Windows 7 RC baixada na internet.

 

A Microsoft confirma que o Windows RC estará disponível em seu site de 5 de maio até julho. Essa versão terá validade até junho de 2010. Ainda não há data definida para o lançamento da versão final do produto, mas a empresa diz que não deverá passar de três anos, contando-se do Windows Vista, que chegou às lojas em janeiro de 2007.

 

Especula-se que o sistema deverá chegar ao varejo o mais tardar em janeiro de 2010. No entanto, há fortes rumores de que poderá sair antes do fim deste ano.