Google Docs passa a funcionar off-line

Estava eu conversando com um amigo fascinado pelo Google, quando ele comentou sobre a utilização do GoogleDocs em modo off-line. Ainda não estava por dentro deste recurso, então decidi ativá-lo e pesquisar um pouco, para partilhar aqui com vocês.

O GoogleDocs, disponibiliza processador de texto, folhas de cálculo e apresentações, aplicações web que permitem aos utilizadores criar, armazenar e compartilhar documentos pela internet. 

Esta novidade permite aos utilizadores criarem, editarem e partilharem documentos onde quer que estejam e sempre que queiram. A informação armazenada na internet ou “nas nuvens” estará sempre acessível através de qualquer computador, telemóvel ou dispositivo móvel ou em locais onde possa não haver ligação: no comboio, no metro ou no avião, por exemplo. 

A novidade faz uso do Google Gears, plug-in da Google para disponibilizar aplicações web mesmo sem uma conexão no momento. Entre os produtos da Google que já utilizam o Gears, estão Google Reader Google Calendar.

O funcionamento do novo recurso é simples: você pode entrar no Docs e criar qualquer documento. Se estiver offline, precisa que o plug-in esteja instalado. A edição será feita normalmente, inclusive com acesso aos arquivos em seu computador. Tão cedo você se conecte à internet, as atualizações são feitas, e sua base de documentos será atualizada com a que se encontra on-line.

 

Em breve, diz o time de desenvolvimento do Docs, o editor de planilhas e o programa para criar slideshows também devem contar com o recurso. Usuários da versão em português do serviço ainda não verão a nova função, que deve ser liberada aos poucos para usuários do mundo todo.

A integração do Google Docs com o Google Gears demorou mais do que o previsto. A suíte online de ferramentas de escritório Zoho já usava o Google Gears para oferecer função semelhante aos seus usuários desde maio do ano passado.

Muito boa dica, a computação nas Nuvens cada vez mais próxima de todos.

Valeu, Abraão pela dica!