Suporte para grande quantidade de memória no Windows Server 2003

A Physical Adress Extenxion (PAE) recebeu a capacidade do processador IA32 para endereçar mais de 4 gigabytes (GB) de memória física. Os seguintes sistemas operacionais podem usar a PAE para obter vantagens de uma memóra física acima de 4 gigabytes (GB):

  • Microsoft Windows 2000 Advanced Server
  • Microsoft Windows 2000 Datacenter Server
  • Microsoft Windows Server 2003, Enterprise Edition
  • Microsoft Windows Server 2003, Datacenter Edition

Para habilitar a PAE, use a opção /PAE no arquivo Boot.ini.

Observação No Windows Server 2003, a PAE é automaticamente habilitada apenas se o servidor estiver usando dispositivos de inclusão de memória a quente. Neste caso, não é necessário usar a opção /PAE em um sistema configurado, para usar dispositivos de inclusão de memória a quente. Em todos os outros casos, é necessário usar a opção /PAE no arquivo Boot.ini para aproveitar a memória acima de 4GB.

Normalmente, um processo em execução no Windows 2000 ou no Windows Server 2003 pode acessar até 2 GB de espaço de endereço de memória (presumindo que a opção /3GB não foi usada) com uma parte da memória sendo física e outra virtual. Quanto mais programas forem executados (e, por isto, mais processos), mais memória será comprometida até o total de 2 gigabytes (GB) de espaço de endereço.

Quando esta situação ocorre, o processo de paginação aumenta dramaticamente e o desempenho pode sofrer um impacto negativo. Os gerenciadores de memória do Windows 2000 e do Windows Server 2003 usam o PAE para fornecer mais memória física a um programa. Isso reduz a necessidade de trocar a memória do arquivo de paginação e resulta em aumento no desempenho. O programa não está ciente do tamanho real da memória. Todo o gerenciamento e alocação de memória da memória PAE é controlado pelo gerenciador de memória, independentemente dos programas em execução.

As informações anteriores são válidas para os programas em execução quando a opção /3GB é usada. Um programa que solicita 3 gigabytes (GB) de memória é provavelmente mais capaz de ter sua memória na memória física do que ser paginada. Isto aumenta o desempenho de programas capazes de usar a opção /3GB. A exceção ocorre quando a opção /3GB é usada junto com a opção /PAE. Neste caso, o sistema operacional não usa nenhuma memória além de 16 gigabytes (GB). Este comportamento é causado por considerações de espaço da memória virtual do kernel. Por isto, se o sistema reiniciar com a entrada /3GB no arquivo Boot.ini e o sistema possuir mais de 16 gigabytes (GB) de memória física, a memória RAM adicional não será usada pelo sistema operacional. A reinicialização do computador sem a opção /3GBpermite o uso de toda a memória física.

O AWE é um conjunto de APIs (application programming interfaces) para as funções de gerenciador de memória, que permite que os programas enderecem mais memória do que os 4 gigabytes (GB) disponíveis por meio do endereçamento de 32 bits padrão. O AWE permite que os programas reservem memória física como memória não paginada e mapeiem dinamicamente partes da memória não paginada para o conjunto de memória em funcionamento do programa. Este processo permite que programas que usam muito a memória, como grandes sistemas de banco de dados, reservem grandes quantidades de memória física para dados, sem precisar acionar um arquivo de paginação para ser usado. Em vez disso, os dados são trocados constantemente e a memória reservada excede os 4 gigabytes (GB). Além disso, o intervalo de memória acima de 4 gigabytes (GB) é exposto ao gerenciador de memória e o AWE funciona pelo PAE. Sem o PAE, o AWE não pode reservar a memória que excede os 4 gigabytes (GB).

A seguir está um exemplo de um arquivo Boot.ini no qual a opção PAE foi adicionada:

[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS=”Windows Server 2003, Enterprise” /fastdetect /PAE

Tabela de Produtos Microsoft:
 

Sistema operacional Máxima de memória com suporte PAE
Windows 2000 Advanced Server 8 GB de RAM física
Windows Server 2000 Datacenter 32 GB de RAM física
Windows XP (todas as versões) 4 GB de RAM física *
Windows Server 2003 (e SP1), Standard Edition 4 GB de RAM física *
Windows Server 2003 Enterprise Edition 32 GB de RAM física
Windows Server 2003 Datacenter Edition 64 GB de RAM física
Windows Server 2003 SP1, Enterprise Edition 64 GB de RAM física
Windows Server 2003 SP1, Datacenter Edition 128 GB de RAM física