Embratel conclui redes WiMAX em 12 cidades

A Embratel montou redes WiMAX em 12 capitais brasileiras, onde deve oferecer serviços corporativos.

A informação foi revelada pela Embratel em comunicado ao mercado de ações. No início deste ano, a CVM, órgão que regula as empresas de capital aberto, pediu informações mais detalhadas sobre os investimentos da companhia em redes WiMAX.

Segundo a Embratel, seus investimentos em WiMAX somarão R$ 175 milhões. A primeira fase, já concluída, montou redes nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo

Numa segunda etapa, outros 49 municípios serão beneficiados pela rede. Ao todo, a Embratel instalará 1018 rádios ERB para fornecer o sinal sem fio de acesso à web no padrão WiMAX.

No comunicado, a empresa afirma que não pretende oferecer banda larga sem fio para o mercado doméstico, segmento onde a tecnologia 3G está em vantagem. A idéia é usar o WiMAX para fornecer serviços corporativos a pequenas e médias empresas localizadas na área de cobertura das redes.

A Embratel diz em seu comunicado que se reserva o direito de não revelar quais são os fornecedores dos equipamentos usados para montar a rede. A companhia também não revela características técnicas da rede, como velocidade de tráfego de dados ou se a rede será para acesso fixo ou WiMAX móvel.

Informações técnicas e modelo de negócio para explorar a rede deverão ser revelados pela Embratel só após o final do mês.

Fonte: INFO