Antivírus leve e grátis? Tente o Avira

Avira AntiVir Personal, da empresa alemã Avira, é simples e direto. Realmente gratuito, o programa não envolve o usuário em procedimentos burocráticos como registro, fornecimento de e-mail ou coisa assim. É só baixá-lo e instalar no micro.

A interface do software funciona por meio de abas, por isso é bem diferente do habitual nos antivírus. Mas é o visual mais simples entre os pacotes avaliados pelo INFOLAB e não exige nenhuma experiência fora do comum para configurações.

O problema é que os relatórios são visualmente pobres. Se o usuário desejar, eles podem ser vistos em arquivos-texto, que não facilitam muito a leitura. Para completar, tudo na tela é em inglês, pois o Avira não tem versão em português. 

O motor de detecção do programa executa contagem múltipla. Ou seja, anota o número de pragas encontradas, e não o de arquivos infectados. Assim, oAvira identificou a presença de 7 927 ameaças num pacote de 6 mil arquivos danosos – mais de 100% da amostra.

Em comparação com outros programas testados aqui, o AntiVir Personalmostrou-se ágil. Demorou 33,6 minutos para fazer uma varredura completa num sistema limpo, apenas com o Windows Vista instalado e o pacote de vírus no disco. Ele só ficou atrás do aplicativo da ESET, o NOD32, que fez a mesma tarefa em 29,5 minutos.

Baixe o Avira AntiVir Personal no Download INFO.