Software para Gerenciamento de T.I

Enfim encontrei o Software dos meus sonhos, trata-se do Spiceworks IT Desktop que é um aplicativo de software livre que combina vários programas em um, incluindo monitoramento de rede, inventário de rede, software de Help Desk, relatórios e resolução de problemas. É uma ferramenta poderosa que foi projetada para pequenas a médias empresas.
Aqui estão algumas das principais funcionalidades e serviços que o Spiceworks fornece para os administradores de rede:

Inventário de rede

A coisa mais importante do Spiceworks é que ele pode fazer um inventário de todo o seu software e hardware em um curto período de tempo, não importa o que você está executando em sua rede.

É possível descobrir os PCs com Windows, Mac, Linux, servidores de impressão, roteadores ou qualquer outro dispositivo que tenha um endereço IP. Então, ele capta informações detalhadas sobre cada dispositivo, incluindo patches, serviços sendo executados, versões dos SOs, endereços MAC e etc.

Você também pode usar o Spiceworks para fazer inventários de outros ativos, tais como móveis e telefones celulares e etc.

Imagem anexada

Ele pode criar relatórios personalizados, para procurar dispositivos na sua rede, tais como encontrar todas as impressoras HP ou obter uma lista dos computadores com menos de 512 MB de RAM e etc.

Monitoramento de rede

Todos sabemos que é quase impossível para um administrador de TI sabe o que está acontecendo com cada computador em sua rede. Algumas pessoas começam á copiar muitos arquivos para seus computadores e começam a ficar sem espaço! Outros instalarão todo o tipo de lixo que encontrarem, deixando seu Windows lento. É aonde o Spiceworks pode ajudá-lo.

Imagem anexada

Você pode criar alertas para notificá-lo quando algo está errado em sua rede. Por exemplo, você verá mensagens se um computador começa ficar sem espaço ou se a tinta de uma impressora está se esgotando ou se um servidor ficar offline.

Imagem anexada

Ele também pode ser configurado para que você possa saber quando alguém instalou software autorizado ou o programa de antivírus de alguém está desatualizado. Outra grande coisa do programa é que ele pode ver facilmente o os Logs de Eventos de todos os computadores.

Software de Help Desk

Recebeu um monte de solicitações de seus usuários pedindo para corrigir um problema? Ou talvez adicionar uma nova funcionalidade ou remover um aplicativo? Se você ainda não tem nenhum tipo de software de Help Desk, então, definitivamente conheça o Spiceworks. Ele possui um pacote completo de Ajuda.

Você pode criar bilhetes (Tickets) com apenas um clique, se você estiver navegando na sua rede com o Spiceworks e encontrar algo que precisa de atenção. Todos os usuários podem criar Tickets via e-mail ou via internet, juntamente com anexos. Eles também podem visualizar on-line o status do ticket.

Imagem anexada

Em termos de gestão de tickets, você pode distribuir tickets para qualquer um de sua equipe de TI ou atribuí-los as um determinado dispositivo de hardware. Você também pode usá-lo para gerenciar projetos de TI, tais como o desenvolvimento de software.

Comunidade de TI 

Finalmente, o Spiceworks está sendo usado por mais de 400 mil Profissionais de TI e eles formam uma comunidade. Existe também um grande fórum com toneladas de perguntas e respostas de todo o mundo.

Globalmente, o Spiceworks é uma fabulosa ferramenta para redes de pequena e média dimensão, que têm orçamentos pequenos. Uma vez que não custa nada e fornece muito, ele vai fazer mais administradores felizes.

O download requer cadastro e deve ser feito na página do desenvolvedor.