Sistema de controle de rotinas e operações – MT OPERA

Um sistema de controle de rotinas e operações é algo relativamente simples, mas que pode fazer muita diferença dentro de um ambiente de TI. Como controlar e melhorar os procedimentos que são executados rotineiramente, como por exemplo backups, atualizações de softwares e manutenções preventivas?

Este controle pode ser feito através de uma agenda, ou até de uma planilha eletrônica, mas se não existir uma cultura de consultar e alimentar estes recursos, dificilmente este sistema fornecerá dados relevantes para a tomada de decisão.

Apresento uma solução de software que roda via web da Multitask Consultoria, o MT-OPERA, que permite o cadastro de diversos itens: usuários, clientes, tarefas, periodicidade, agendamento, duração, servidores etc.

O executor da tarefa inicia a execução e pode dar um parecer sobre qualquer evento que aconteça durante a execução, ou até mesmo a impossibilidade de cumprir a atividade. Também é possível fazer o upload dos procedimentos detalhados de cada tarefa, o que permite que qualquer pessoa especializada, mas que nunca tenha executado o processo, tenha um passo-a-passo para a execução da operação.

A operação adequada do programa permitirá ao gestor tomar decisões de acordo com os relatórios gerados, como por exemplo:

* Quanto tempo é gasto em operações rotineiras.

* Se determinada operação consome muito tempo e traz pouco valor ao negócio, devemos pensar em formas de automatizar esta tarefa.

* Conhecendo os problemas da operação, podemos tomar decisões de melhoria e prevenção, já que a operação de uma maneira geral, trata da execução de procedimentos de prevenção, evitando que o problemas alcancem um patamar que prejudique o funcionamento da área de TI.

Screenshots:

Fonte: InfoNeural