Windows Vista e XP Gratuitos???

Isto seria o verdadeiro sonho para qualquer usuário, mas esse sonho não será de todo impossível.

 Muitos usuários infelizmente utilizam versões do Windows “crackeadas” devido aos preços muitas vezes excessivos que a Microsoft pratica em seus produtos.

Para combater a pirataria e arranjar uma alternativa ao software pago, alguns programadores têm vindo a desenvolver versões do Linux com um design bastante idêntico ao XP e ao Vista.

  • Vixta

O Vixta é uma versão baseada no Fedora com um gestor de desktop, o KDE para dar um visual de Windows Vista.

Vale lembrar que o Vixta está disponível em português de Portugal e em Inglês uma vez que o seu autor é bastante luso.

  • Famelix

O Famelix é um projeto feito por brasileiros e chilenos e baseado em Debian, apresentando assim os idiomas, português do Brasil e espanhol do Chile.

Igualmente ao Vixta, utiliza o KDE. Dentro das versões do Famelix estão disponíveis com design idêntico ao Windows XP e ao Windows Vista respectivamente as versões 1.3 e 2.0.

Claro que o leitor vai dizer: “Isto realmente é tudo muito bonito mas todos nós utilizamos o Windows, porque eu quero jogar e usar aplicativos MS e não posso.”

As distribuições Linux atuais (e em especial o Vixta e o Famelix) têm uns programas incluídos dados pelos nomes de Wine e Winex que permitem correr as aplicações e jogos para Windows no ambiente Linux.

  • Famelix 2.0

Ainda existe desculpa para utilizar software ilegal?