Microsoft Windows XP Gratuito!

De fato podemos encontrar disponível o Windows XP gratuito. Podemos descarregar diretamente da Microsoft uma variante da plataforma do Windows XP. Aparentemente, esta variante do Windows XP está completa com várias das tradicionais aplicações, o que não exige perdas de tempo para o colocar a funcionar.

Essencialmente a versão gratuita do Windows XP SP3 vem com um pacote pré-configurado com o IE 6, 7 ou 8 e o ficheiro está num formato de imagem de disco vhd, precisamos por isso de o virtualizar com software para o efeito.

Vamos utilizar uma ferramenta de virtualização também da Microsoft, podíamos utilizar outras, mas para este efeito usaremos o Virtual PC 2007 que é gratuito. Apenas necessita de fazer o download do ficheiro exe, do Windows XP, dando origem à imagem para carregar com o Virtual PC.

Windows XP Service Pack 3 + IE gratuito

A Microsoft está a oferecer 3 imagens de disco gratuita do Windows XP que foi desenhado para testes de websites no Internet Explorer carregado no Windows XP SP3. As imagens VPC contêm uma cópia standard do Windows XP Service Pack 3 com o IE, como já referimos e está pré-activado possibilitando posteriormente a sua actualização, descarregando os necessários updates da Microsoft.

Contudo, nenhuma das versões passa no teste do Windows Genuine Advantage validation, mecanismo que inspecciona a validade e legalidade da cópia do Windows.

Aqui é o ponto que devem ter em atenção, pois para descarregarem a cópia gratuita deste pacote do Windows, têm de ter o vosso Windows válido para passar no teste de validação do WGA. ;-)

Passando este passo legal e operacional, temos então a imagem do Windows XP e falta somente carregar o mesmo na máquina virtual. Para o Windows XP  são suficientes 512MB de ram a disponibilizar na Virtual Machine, é a única dica que vos dou ao montar a imagem.

Bom, depois da extracção irão ter já os discos virtuais, pelo que apenas terá de criar a máquina virtual para eles.

Para o Windows XP, uma VM com 512 MB de RAM será mais do que suficiente para dar conta do recado. Reparará que o sistema operativo está optimizado para correr com tecnologia de emulação de hardware mas que também pode usa-lo como uma normal instalação de Windows.

Ainda assim, os testes vêm em primeiro lugar e, para esse propósito, a Microsoft colocou o IE7 Readiness Toolkit e o IE Developer Toolbar no seu desktop. Pode ainda instalar outras aplicações tais como o Adobe Acrobat nesta plataforma.

Agora o IE6 e o IE7 podem correr lado a lado no Windows XP e no Windows Vista no mesmo desktop. Mas só porque este recurso é dirigido aos web developers isto não significa que não deva testa-lo.

 

Download: Windows XP SP3 + IE8 Beta 2 [464.59MB]

Fonte: http://www.pplware.com