09 Geeks que mudaram o Mundo

Ray Tomlinson: O E-mail

 

Agradeça à Ray Tomlinson pela enormidade de e-mails que você recebe todos os dias. Ele criou uma maneira de mandar cartas eletrônicas na rede em 1971 por “parecer, na verdade, uma idéia muito legal.” Ele também é responsável pela @nos e-mails.

 

Bill Gates: Programas e sistemas operacionais padronizados

 

Ame ou odeie, Bill Gates é uma das maiores influências em TI. Em 1975, ele deixou a universidade de Harvard com 20 anos para criar uma companhia com seu colega de infância Paul Allen. Tudo começou como uma versão completa de Basic para o primeiro computador Altair. O resto, como dizem, é história.

 

 

Dr. Bradford W. Parkinson e Dr. Ivan A. Getting: O GPS

A piada de que homens não pedem ajuda para descobrir caminho hoje é mentira. Graças ao Dr. Bradford W. Parkinson (à esquerda) e ao falecido Dr. Ivan A. Getting existe o GPS. Eles foram responsáveis pelo programa do sistema mundial que ficou conhecido como NAVSTAR GPS.

 

Larry Page e Sergey Brin: O Google

Para duas pessoas que não se gostavam quando se conheceram, Larry Page (à esquerda) e Sergey Brin conseguiram muito. Eles fundaram o Google no final de 1998 quando Yahoo e Infoseek dominavam. Mas a nova companhia rapidamente se tornou rei, notadamente pelas pesquisas precisas e facilidade de uso.

 

Martin Cooper: O telefone celular

Martin Cooper, hoje com 72 e CEO da empresa ArrayComm, por ter uma vida verdadeiramente 24 por 7. Ele criou em 1972 o primeiro telefone celular com um peso pouco menor do que um quilo. Ele usou como inspiração o comunicador do Capitão Kirk em Star Trek.

 

Mike Lazaridis: O BlackBerry

Lazaridis fundou a RIM quando era um estudante na universidade de Waterloo, Canadá, em 1984. Na época, eles faziam pagers, mas Lazaridis apostou em tecnologia para criar o CrackBerry. O BlackBerry 850 nasceu em 1998 e abriu os olhos do mundo para wireless e executivos viciados em responder e-mails.

 

Steve Jobs: Computadores sexies, iPod e iPhone

Ditatorial e resistente, Steve Jobs lidera uma seita. “Várias vezes, as pessoas não sabem o que querem até que você mostre para elas”, disse ele uma vez. Ao fundar, em 1976, a Apple com Steve Wozniak, iniciava a revolução da computação para pessoas comuns. Depois veio o iPod, o iPhone, etc…

 

Vint Cerf: A Internet

Cerf, ou o “pai da internet”, ganhou o título por ter criado no final dos anos 60 o protocolo TCP/IP junto com Robert Kahn. “Nós éramos amadores. Esperávamos que alguma autoridade chegasse e mostrasse o caminho, mas ninguém veio”, disse Cerf em 2000, hoje evangelista do Google.

 

Fonte: ComputerWorld