15 dicas para usar o Dropbox de forma diferente

Navegando pelo excelente Blog dos colegas Lusitanos PEOPLEWARE, me deparei com um excelente guia de utilidades para o poderoso Dropbox, e tive que compartilhar imediatamente.

Basicamente, através do dropbox podemos ter arquivos sincronizados entre computadores e outros equipamentos (ex. smartphones) recorrendo à “cloud”.

O serviço disponibiliza 2GB gratuitos (veja como ganhar mais aqui), que podemos usar livremente inclusive para fazermos backup da informação mais sensível que temos no PC.

Hoje deixamos 15 dicas/serviços para tirarem o melhor proveito do Dropbox.

dropbox_000

 

Download de torrents remotamente via Dropbox

Para fazer downloads de torrents usando o dropbox, basta indicar à aplicação responsável por fazer o download, onde se encontra o ficheiro torrent (ler mais).

db_00

 

Imprima pelo Dropbox!!!

Vamos imprimir de qualquer parte do mundo para um qualquer computador?Interessante este conceito verdade? O processo é simples bastando para isso executar um script. Este script irá criar uma “impressora virtual” que apontará para o spool da impressora predefinida no Windows (ler mais)

db_01
MailDrop – Automatize o Dropbox

De modo simplificado, o MailDrop é uma ferramenta que periodicamente vai à caixa de correio electrónico que definirem e procura por mensagens com anexos e que estejam dentro de uma determinada pasta (ou etiqueta, no caso do Gmail). Caso encontre anexos, eles são copiados para a vossa pasta local de Dropbox e posteriormente sincronizados com os restantes PC’s onde tenham o Dropbox instalado (ler mais).

db_03

Dropbox Folder Sync – Sincronize pastas com o Dropbox

O Dropbox Folder Sync cria directórios “fantasma” ou symlinks (links simbólicos) que apontam para os originais, que foram de facto movidos para a pasta do Dropbox. Esses links simbólicos são “vistos” pelo sistema operativo como pastas efectivas, o que não comprometerá alguma ponto de “depósito” de ficheiros de qualquer aplicação (ler mais).

db_15

Send to Dropbox – Os seus anexos do mail para o Dropbox

Send to Dropbox é um fantástico serviço que vai à conta de email, separa o anexo do restante e envia para a nossa conta do Dropbox, para a pasta Attachments, os anexos dos mails bem como o mail em formato TXT ou HTML (ler mais)

 

dropspace_02

AirDropper – Usar o serviço Dropbox sem conta de acesso

O serviço AirDropper permite aos utilizadores do Dropbox, obter facilmente ficheiros de utilizadores que não possuem conta no Dropbox. Basicamente o utilizador que não possui conta no Dropbox recebe um  link que permite aceder a uma página para fazer upload da informação para o utilizador com conta dropbox (ler mais).

db_04

Dropbox Screen Grabber – É tão fácil partilhar screenshots!!!

Esta pequena pérola, principalmente para bloggers, faz capturas de ecrã, através de combinações de teclas e coloca esses screens na pasta Public do Dropbox. Essa função permite de imediato ter um link para partilhar com o mundo, esse screen (ler mais).

db_05

SecretSync – Camada de protecção para o Dropbox

O SecretSync é uma aplicação que permite cifrar a informação do lado do utilizador e assim sincronizar entre várias máquinas através de serviços como o fantástico Dropbox.

O SecretSync criar um directório “especial”, separado do Dropbox, onde mantém a informação sensível. Depois de instalarmos o SecretSync passamos a ter dois directórios: o SecretSync e o Dropbox (ler mais).

db_06

DropboxPortableAHK – O Dropbox na Pen, no PC…

O DropboxPortableAHK é uma versão portable do popular dropbox. O DropboxPortableAHK foi desenvolvido noAutoHotkey (daí o AHK), uma ferramenta simples e fantástica para criação de atalhos(teclado, rato, joystick, eyc) e comandos para o Windows (ler mais)

db_07

Dropbox- Elimine ficheiros de forma definitiva

Por forma a poderem estar mais “protegidos” e com a certeza de que não têm qualquer ficheiro de que já não precisam esquecido nos serviços do Dropbox, vamos mostrar a forma simples de os eliminarem de forma definitiva (ler mais).

db_08

 

Dica – Desligue remotamente o PC através do Dropbox

Imagine que saiu de casa, e a caminho do trabalho lembrou-se que se esqueceu do PC ligado. As soluções para resolver o problemas podem ser várias: dá meia volta e vai a casa desligar o PC, pede a alguém que desligue o computador ou no caso de não querer incomodar ninguém pode fazê-lo remotamente. Aprenda como desligar remotamente o PC através do Dropbox (ler mais).

db_09

Dropboxifier – Mover pastas do Dropbox…

O Dropboxifier permite simplificar e agilizar o processo de adicionar pastas para o Dropbox, recorrendo à criação de links simbólicos. Imagine por exemplo que pretende ter o perfil do Firefox sincronizado por um conjunto de computadores.  Em vez de se configurar o firefox para colocar as informações do perfil numa determinadas pasta dentro do dropbox, através do Dropboxifier podemos criar facilmente um link e manter assim na estrutura sem ter de andar a mover pastas (ler mais).

db_10

DropTunes – O Player do Dropbox

Este serviço aumenta as funcionalidades e aumenta o suporte aos formatos de reprodução. As credenciais necessárias são as mesmas da sua conta do Dropbox e a seguir terá total acesso às pastas da sua conta.. procure a pasta onde está a música (ler mais).

db_11

Dropbox Plugin for Windows – nunca foi tão fácil partilha

A partilha de conteúdos é actualmente dos actos mais vulgares de se fazerem pela internet, entre amigos ou familiares.

O Dropbox, como um dos mais populares serviços em cloud hosting, vai-se destacando e popularizando e os programadores investem em aplicações que podem facilitar o nosso dia-a-dia, automatizando os mais variados procedimentos.

Qual será o melhor e mais rápido método para partilha no Dropbox? Que tal usar apenas o menu de contexto de um ficheiro e clicar numa só opção? Óptimo! (ler mais).

db_12

 

DropPages – Criar um site no Dropbox de forma simples

O DropPages é um serviço que recorre ao Dropbox e que permite de forma muito simples produzir e alojar sites. Com este serviço o processo de criação de HTML deixa de ser necessário e os utilizadores apenas têm de criar ficheiros de texto, com recurso à sintaxe Markdown. Esta linguagem é parecida com a que é usada para criar páginas em Wikis e é extremamente simples de entender e de aplicar (ler mais).

db_14