Como esta a Saúde do seu AD ?

Vamos falar de uma ferramenta projetada para quem quer avaliar a saude global da sua infra-estrutura de rede. Quando executado em um computador com acesso à rede, a ferramenta leva alguns minutos para analisar o seu ambiente de TI, executando mais de 100 verificações em separado. Ela coleta e analisa informações sobre as seguintes funções:

  • Configuração de sites e sub-redes no Active Directory
  • A replicação do Active Directory, o sistema de arquivos e pastas compartilhadas SYSVOL
  • A resolução de nomes pelo Domain Name System (DNS)
  • Configuração de servidores dos adaptadores de rede de todos os controladores de domínio, servidores DNS, e-mail com o Microsoft Exchange Server
  • Saúde dos controladores de domínio
  • Configuração do Network Time Protocol (NTP) para todos os controladores de domínio

Essa ferramenta foi inicialmente desenvolvida para quem estava implantando o EBS, mas foi observado pela equipe que o mesmo poderia ser executado em qualquer sistema que executasse o Active Directory na sua rede. Essa ferramenta foi desenvolvida e testada em mais de 100 controladores de dominio diferentes e as resoluções dos problemas foram relacionadas aos problemas mais frequentes encontrados nos ultimos 10 anos pela equipe do  Microsoft Customer Support Services.

O Microsoft IT Health Scanner identifica os erros e fornece links para artigos a partir da base de conhecimento da microsoft que explicam como corrigir esses problemas.

Microsoft IT Health Scanner

E o melhor a ferramenta é completamente grátis.

http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=155170
Faça um boa aproveito.

Fonte: GambWare