Exchange 2010, instalação Típica

Depois de 3 semanas apanhando do Exchange 2010, vou postar um tutorial que peguei no Blog do Leonardo Albuquerque, que auxiliar a realizar uma instalação típica. Além dos passos recomendados, tive diversos problemas com Sites do AD, entre outros. Se alguém encontrar dificuldades na instalação, entre em contato que irei auxiliar com prazer.

Como instalar o Exchange 2010 – Instalação Típica

Pré Requisitos:

Você pode optar por instalar todos os pré-requisitos manualmente, porém no cd do Exchange 2010 existem alguns scripts para que instalação seja automatizada. Após instalar o Microsoft Filter Pack, para instalar todos os pré-requistos da instalação típica (Sem Unified Messagin) utilizamos o script Exchange-Typical.xml como na figura a seguir:

Reinicie o Servidor

Para começarmos a instalação do primeiro servidor Exchange 2010 na organização, devemos preparar o schema, a floresta e o domínio, para tanto você precisa ter permissão de administrador de esquema e de domínio.

Do CD do MS Exchange 2010 executar o setup.com com o parâmetro /PS

Do CD do MS Exchange 2010 executar o setup.com com o parâmetro /preparead /organizationname: ” Nome da organização ”

Do CD do MS Exchange 2010 executar o setup.com com o parâmetro /preparedomain

Coloque o serviço de Compartilhamento de Porta Net.Tcp com inicialização automática.

Depois de feito tudo isso, estamos prontos para instalar o Exchange 2010. Inicie o autorun do cd.

Selecione os idiomas a serem instalados

Observação, se você optar em instalar todos os idiomas, o Exchange procurará na Microsoft Update Center e fará download de todos os idiomas disponíveis.

Inicie a instalação

Aceite o contrato de licença e logo após em Tipo de Instalação, escolha a opção instalação Típica, especificando o caminho onde o Exchange 2010 será instalado.

Em Configuração do Cliente, se você possuir clientes que executam Outlook 2003 marque a opção, caso não, apenas clique em avançar.

Em Configurar domínio do Servidor de Acesso para Cliente, especifique o domínio de acesso Externo para seus clientes de e-mail

Agora o Exchange irá verificar se todos os pré-requisitos estão instalados, esse processo dura aproximadamente dois minutos.

Após passar em todos os testes, clique em Instalar.

Neste momento você inicia o trabalho árduo de esperar a instalação terminar e torcer com todas as forcas para que dê certo. A instalação das Roles leva aproximadamente 20 minutos.

Após a conclusão da instalação de todas as funções, clique em Concluir.

Pronto, neste momento seu Exchange 2010 já esta instalado, porém resta criar os certificados

Na sua autoridade certificadora digite o seguinte comando certutil -setreg policy\EditFlags +EDITF_ATTRIBUTESUBJECTALTNAME2 para que ela possa gerar certificados com múltiplos nomes.

Reinicie o serviço de certificados do Active Directory

Abra o Exchange Management Console, em Configuração do servidor, clique em Novo Certificado do Exchange.

Atribua um nome amigável ao certificado, por exemplo CBA-EXCH01.

Em Escopo de Domínio, clique em avançar.

Em Configurações do Exchange, preencha as opções de nomes para seus serviços de acesso para o cliente como Outlook Web App, ActiveSync, Outlook Anywhere etc.

Em Domínios de certificado clique em avançar

Preencha as informações sobre sua organização e escolha o local onde será salva a requisição do certificado.

Clique em Novo e em seguida em concluir

Agora acesse sua autoridade certificadora via browser (Para isso você deve ter instalado o recurso de função Registro na Web de autoridade de certificação). Clique em solicitar um certificado.

Em Solicitar um Certificado, clique em solicitação avançada de certificado.

Em Solicitação Avançada de Certificado, clique na segunda opção

Com o bloco de notas, abra a requisição de certificado que você gerou através do Exchange Management Console, copie todo o texto e cole no campo Solicitação Salva. Lembre-se de escolher o modelo de certificado Servidor Web. Clique em Enviar.

Faça Download do certificado e salve em local seguro.

Volte ao Exchange Management Console, clique no certificado que você solicitou com o botão direito e em seguida clique em Concluir Solicitação Pendente.

Em Concluir Solicitação Pendente, especifique o local onde você salvou o certificado que você fez download e clique em Concluído.

Depois de concluído, clique com o botão direito no certificado e logo após em Atribuir Serviços a Certificado

Em Selecionar Servidores assegure-se que aparecerá o servidor no qual você instalou o Exchange 2010 e clique em avançar

Em Selecionar Serviços, selecione os serviços que utilizarão o certificado.

Se for perguntado sobre atribuir o certificado como SMTP padrão, clique em SIM e em seguida emConcluir

Pronto, seu Exchange agora funciona internamente inclusive com Outlook Web App e autodiscover. Para acessar seu OWA é só digitar no browser https://nomedoseuservidor/OWA

Para que ele funcione fora da corporação, você terá que criar os conectores e as regras de publicação, mas isso já uma outra história…