Category Archives: Games

Realidade Aumentada: Dicas de Programas e Jogos na webcam

Quem viu o Jornal da Globo do dia 11 de junho de 2009, deve ter achado o máximo a realidade aumentada, aqui nesta postagem vou tentar esclarecer dúvidas a respeito dela bem como deixar algumas dicas de programas e jogos que você vai poder experimentar a partir da sua simples web cam caseira, sem o uso de nenhum chipp ou dispositivo especial.

Assita ao video do jornal da globo que explica a realidade aumentada:

Veja o funcionamento da logo que a globo exibe em realidade virtual no vídeo do link ou experimente no neste link aqui

O que é e como funciona
A Realidade Aumentada, como o nome já diz refere-se a completar, unir ou juntar a experiência Real com a exibição virtual.

Ex:
Imagine-se segurando uma régua de 30 cm e na frente de uma webcam ligada ao PC.

Realidade Reproduzida
Na tela do computador, sem o programa da realidade aumentada, você verá em tempo real a regua de 30 cm se movendo na sua mão.

Realidade Aumentada
Na tela do pc, com o programa da realidade aumentada configurado, você poderá ver em sua mão se movendo jundo a régua de 30 cm, uma régua de 60 cm, uma vaca, uma cobra ou qualquer vetor em 3D que configurado e mapeado anteriormente permite ao programa sobre-escrever em um video real um objeto virtual.

Aplicações da Realidade aumentada
Essa foi a forma mais fácil que cosegui explicar, as aplicações para a realidade aumentada ainda estão sendo desenvolvidas. A realidade aumentada já se aplica nos jogos do tipo Nintendo Wi, Jogos de PC, Programa, Publicidade e Propaganda, Engenharia e Robótica, Na medicina e até na acessibilidade para portadores de necessidades especiais (visuais e motoras).

CamSpace Open Beta 7 Realidade aumentada – Nintendo Wi de graça

Conheça o simulador de joistick em realidade virtual, Ganhe um nintendo wi para pc, é isso que promente o joguinho ainda em faze beta, ele é capaz de mapear qualquer objeto que colocamos na frente da web cam e transformar em um controle no estilo nintendo wi, não é d+? Para jogar jogos de corrida, você pode usar um volante de papelão, para você pode jogar ping-pong com uma raquete de papel e bola virtual. e varios outros jogos que você nem imagina…

Download do CamSpace: clique aqui

Depois que baixar o programa e instalar, ligue a sua webcam, pegue um caixinha de pasta de dente, embrulhe com uma cor forte e que não tenha outra igual sendo visualidada pela webcam istale o seu primeiro joguinho clicando aqui, abra o jogo e divirta-se.

Galeria de Games para CamSpace
Você vai encotrar jogos já emulados para os controles do camspace que não necessita configuração, acessando este link. Os jogos já vem com o controlador junto.

Emuladores para CamSpace
Você vai poder controlar jogos do tipo, mario, coutrerStrike, NeedForSpeed entre outros… acessando este link para isto vc já deve ter o jogo pago instalado no seu computador.

Fonte: DicaeDica

Com sensores, Project Natal quer aposentar o controle

A Microsoft revelou em sua conferência na E3, realizada nesta segunda-feira (1º), o Project Natal , dispositivo que traz uma série de sensores para o Xbox 360. O aparelho tem detecção de movimento de corpo inteiro, além de reconhecimento de rosto e voz, e fica posicionada em frente à TV.

No vídeo de demonstração no evento, foi revelado um game de luta, que faz exatamente os mesmo movimentos corporais do jogador; um jogo de corrida em que se joga com gestos, como se estivesse segurando um volante – outros jogadores atuam durante o pitstop -; e um título de chutar a gol. Foi mostrado também um jogo de skate, em que o usuário pode “escanear” o próprio equipamento. Esse título também é controlado por gestos.

O sensor também conta com um sistema de reconhecimento de face. Assim, quando um usuário fica em frente ao sistema, o Xbox 360 faz o login na Xbox Live, e o avatar passa a imitar seus movimentos. Também tem reconhecimento de voz e, com essa função, é possível ativar comandos apenas falando. Para tocar um vídeo, basta dizer “play”; com “good bye”, o console é desligado.

O corpo é o controle

A navegação na dashboard pode ser feita com movimento das mãos. Games como “1 vs 100″, de perguntas e respostas, passam a ser jogados com gestos e voz, quase como nos programas de TV do gênero na vida real. Ou seja, o sistema também sabe o número de jogadores, que abre possibilidade para títulos multiplayer.

Foram mostrados dois aplicativos ao vivo durante a E3. Em “Ricochet”, o objetivo é rebater uma bola, com qualquer parte do corpo. Como o sensor é 3D, consegue reconhecer distâncias, ou seja o avatar do jogador pode se movimentar em todas as direções do espaço virtual. A precisão parece alta, reconhecendo até a abertura das mãos e a velocidade com que os movimentos são feitos.

Já em “Paint Party”, o usuário simula que está jogando tinta com as mãos num quadro gigante. A cor é escolhida através de comando de voz. E existe uma funcionalidade de recortar máscaras usando os contornos de seu corpo.

Nomes estrelados

Dois grandes nomes da indústria estão trabalhando com o Project Natal. Um deles é o consagrado diretor Steven Spielberg, que recentemente também passou a fazer games (caso de “Boom Blox”). Por ora, seu projeto ainda está envolto em mistério.

A outra personalidade é Peter Molyneux, presidente da Lionhead Studios, que demonstrou “Milo”. Essse é o nome do garoto virtual que guiou a demonstração do jogo, na qual caminhava por uma enseada e a jogadora que interagia com Milo através de conversa e movimentos pode mexer na água (até seu reflexo aparece). O garoto apresenta movimentos faciais bastante realistas, com destaque para a movimentação da boca durante a fala.

Na última parte da demonstração, a jogadora desenhou algo em uma folha de papel e a “entregou” a Milo, erguendo-a em frente a câmera e, no mesmo instante, Milo aparecia com a folha em mãos na tela. Segundo Molyneux, Milo reconhecerá os desenhos feitos em papel, mas como essa interação acontece será demonstrada em uma apresentação à portas fechadas durante a E3.

Guitar Hero III

Decidi criar este post, pois estava eu visitando o MataLeone, e ví este vídeo de um muleque jogando Guitar Hero.

Só que joga sabe o quanto este jogo vicia e como vai ficando difícl de jogar nos níveis mais altos, e ele só tem 9 anos.

Mas este moleque é impressonante… Tá jogando em um Xbox e coma Guitarra ainda….

Confiram o vídeo, muito viciado:

PES 2009

Vou usar meu Post de hoje pra falar de video-game…

Não tenho feito muita coisa da vida ultimamente, à não ser trabalhar (e como) e jogar muito video-game….

Ainda to com um PS2, viciado no PES 2008, editado pela equipe Brazukas (comprei o Bomba Patch, mas só perco, então desisti). DEUS quiser, fim do ano rola um Xbox, mas to pensando em pegar um Wii antes, só pelo Kit de esportes….

Deve ser muito bom interagir com o video-game da forma que o Wii é usado, além de combater o sedentarismo!

Mas vou falar mais do PES…. Essa semana tá especial… Já fazem alguns meses que fazemos campeonato aqui em casa, sempre colam o Pato, o Kaka, Vinicius, Ozéias…. Mas essa semana estamos planejando fazer um Super-Campeonato….

Vão vir uns camaradas do Kaka, vamos chamar meu irmão, cunhados do Pato…. To pensando em uns 16 clubes simultâneos desta vez… Vamos virar a noite, regado à muita Heineken, José Cuervo e quem sabe um churrasquinho???

Acho que um dos camaradas do Kaka vai até trazer um Xbox 360, pra gente testar a resolução de minha TV nova….. To louco pra ver como fica a imagem em alta resolução e não tenho nenhum aparelho que possua saída HDMI…

Só que mais esperado que este campenato, tá sendo o PES 2009…. Tá rolando muito comentário na Net em relação à este jogo… Já to até baixando a versão DEMO para PS2, não sei se vai rolar, mas se rolar posto a fonte aqui no Blog…

Vou dormir, porque amanhã tenho visita à cliente logo cedo e em Sampa, enfrentando o super caos que tá o trânsito ultimamente…

Coloquei o vídeo do PES 2009 aqui só pra não passar batido…

Até amanhã..