Category Archives: Exchange Server

Exchange Server: Gerenciando Acesso a File Servers através do OWA

Com este tutorial mostraremos como gerenciar o acesso a servidores de arquivos pelo OWA no Client Access Server.

Overview

O Exchange Server 2007 permite que o usuário tenha acesso aos servidores de arquivo do domínio através do Outlook Web Access. O administrador da organização Exchange define através do Exchange Management Console quais serão os servidores de arquivos que estarão habilitados e bloqueados para acesso. O acesso pelo OWA respeita também as permissões NTFS da pasta compartilhada.

Solução

Vamos abordar como gerenciar o acesso a File Servers pelo OWA no Client Access Server.

Configurando o Client Access Server para permitir ou bloquear o acesso ao File Server pelo OWA

Confira no Exchange Management Console, em Server Configuration, Client Access, Outlook Web Access, owa(Default Web Site), onde devemos entrar para configurar o acesso a File Server pelo OWA:

Nas propriedades do owa (Default Web Site) abra a guia Remote File Servers. Você terá as opções de Block List (Bloquear acesso a determinado File Server) e Allow List (Permitir acesso a determinado File Server):

Na opção de Block List vamos entrar com o servidor chamado cluster2:

Alterando a porta de envio SMTP do Smart Host no Exchange 2007 e 2010

Como esta sendo divulgado por todos os provedores de hospedagem, a porta padrão para envio de e-mails (SMTP) será alterada de 25 para 587 para evitar problemas com SPAM.

A porta padrão do Send Connector de um Smart Host é 25, como em todos os clientes SMTP.

Alguns provedores e domínios já estão alterando para a porta 587 que exige autenticação, mas no Send Connector não há a opção de mudar a porta, como pode se ver na tela abaixo:

image

A mudança da porta não tem interface gráfica, então é necessário usar um cmdlet pelo PowerShell do Exchange:

Execute o seguinte comando, para listar os conectores e suas portas:

Get-SendConnector | fl name,port

Use o comando abaixo para alterar a porta:

Set-SendConnector -Identity “<nome do Send Connector>” -Port 587 

Em alguns casos, foi necessário re-iniciar o smarthost, DESATIVANDO e ATIVANDO novamente o mesmo.

Fonte: Marcelo Sincic

Exchange 2010, instalação Típica

Depois de 3 semanas apanhando do Exchange 2010, vou postar um tutorial que peguei no Blog do Leonardo Albuquerque, que auxiliar a realizar uma instalação típica. Além dos passos recomendados, tive diversos problemas com Sites do AD, entre outros. Se alguém encontrar dificuldades na instalação, entre em contato que irei auxiliar com prazer.

Como instalar o Exchange 2010 – Instalação Típica

Pré Requisitos:

Você pode optar por instalar todos os pré-requisitos manualmente, porém no cd do Exchange 2010 existem alguns scripts para que instalação seja automatizada. Após instalar o Microsoft Filter Pack, para instalar todos os pré-requistos da instalação típica (Sem Unified Messagin) utilizamos o script Exchange-Typical.xml como na figura a seguir:

Reinicie o Servidor

Para começarmos a instalação do primeiro servidor Exchange 2010 na organização, devemos preparar o schema, a floresta e o domínio, para tanto você precisa ter permissão de administrador de esquema e de domínio.

Do CD do MS Exchange 2010 executar o setup.com com o parâmetro /PS